No products in the cart.

No products in the cart.

CalçadoPorquê que o calçado português é dos melhores do mundo?

Porquê que o calçado português é dos melhores do mundo?

O calçado português é um dos mais competitivos a nível internacional. Descubra 5 razões para comprar sapatos com qualidade e design.
calçado português

O calçado português é reconhecido a nível internacional pela sua qualidade e design. Há mesmo quem o considere a indústria mais sexy da Europa, pelo facto de ter sido capaz de se reinventar ao longo dos anos.

A sustentabilidade é agora a grande tendência das empresas nacionais de calçado, que têm vindo a apostar em materiais mais ecológicos, duradouros e vegan-friendly.

O foco das marcas portuguesas passa, ainda, por tornar a indústria do calçado mais “limpa”, através da criação de processos de fabrico mais sustentáveis. Para isso, está em marcha uma política de diminuição de resíduos e emissões de CO₂.

 

5 Razões para comprar calçado português

O calçado foi um dos setores que, em Portugal, mais evolui nas últimas duas décadas. Cerca de 95% da produção nacional é exportada. Estima-se que, por ano, sejam vendidos para os cinco continentes cerca de 80 milhões de pares.

Do uso de materiais amigos do ambiente ao design inovador, são muitos os motivos que explicam porque é que o calçado português anda nas bocas do mundo.

 

1. Uma longa tradição no saber-fazer

Uma das caraterísticas diferenciadoras das marcas de calçado é o saber-fazer português, que tem sido transmitido de geração em geração, sempre com a preocupação de utilizar materiais de alta qualidade.

Esta longa tradição conta com o expertise de artesãos altamente competentes e especializados em trabalhar pele e couro e que usam ainda um processo artesanal.

 

2. Aposta em tecnologia e inovação

O calçado português ambiciona ser dos mais competitivos a nível internacional. Para potenciar ainda mais o desenvolvimento tecnológico deste setor, o Governo e Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado (APPICCAPS) lançaram o roteiro FOOture.

Esta iniciativa prevê a injeção de 50 milhões de euros na chamada “Indústria 4.0”, que promete trazer desenvolvimentos tecnológicos significativos, no que diz respeito a modelos de produção inteligentes e uma experiência do cliente inovadora.

 

3. Uso de materiais sustentáveis

Preocupadas com as alterações climáticas e a poluição dos oceanos, as marcas portuguesas têm apostado em calçado com materiais sustentáveis. Estre as matérias-primas mais usadas, está a microfibra, a borracha natural e peles de curtimenta vegetal.

A moda Upcycling, que consiste na reutilização de materiais ecológicos para produção de calçado português, é outra das tendências abraçadas pelo setor.

 

4. Design original e inovador

O design do calçado português já é reconhecido além-fronteiras. A preocupação em aliar conforto, tradição e modernidade tem valido vários prémios internacionais, bem como atraído compradores em todo o mundo.

Há cada vez mais jovens a desenharem calçado de luxo em Portugal, combinando técnicas manuais com a tecnologia digital, como a impressão 3D. Dos clássicos aos modelos mais arrojados, há propostas para todos os pés.

 

5. Uso de energias renováveis

Outra das vantagens de comprar calçado português é o facto de 50% da energia consumida em Portugal ser obtida através de fontes renováveis, como a energia solar. De acordo com a Direção-Geral de Energia e Geologia, em 2019 foram gerados mais de 12 mil gigawatts hora (GWh).

Recentemente, e devido ao confinamento provocado pela pandemia da COVID-19, várias empresas aproveitaram para fazer melhorias energéticas. Foi o caso da Last Sole, onde foram instalados 245 painéis fotovoltaicos.

Na semana em que o sistema entrou em funcionamento, foram poupadas 1,85 toneladas de carvão, o que significa que foram produzidas menos 4,62 toneladas de CO₂. A empresa de calçado ecológico tornou-se praticamente autossuficiente a nível energético.

 

Dados da APICCAPS

Existem cerca de 1.500 empresas de calçado em Portugal

95% da produção nacional é exportada

+ de 83 milhões de pares exportados por ano

+ de 40.000 pessoas trabalham nesta indústria no país

Valor das exportações: 2 mil milhões de euros

 

A Last Sole é uma empresa portuguesa que produz sneakers e calçado casual eco-friendly. Descubra as propostas intemporais da marca a cada nova coleção.

 

DESCOBRIR CALÇADO ECOLÓGICO

 


 

Subscreva o nosso blog!


[block id=”formulario-blog-pt”]

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top